Pular para o conteúdo principal

Gateway Arch


O Gateway Arch é um  monumento projetado pelo Arquiteto Finlandês Eero Saarinen e foi resultado de um concurso realizado nos Estados Unidos em 1947, que teve a participação de 172 concorrentes. A obra começou a ser construído em 1963. A conclusão da obra aconteceu em 1965, tendo sido inaugurada apenas em 1968.Construído como um monumento à Expansão para o Oeste, o arco representa "o espírito pioneiro dos homens e mulheres que venceram o Oeste e aqueles que no último instante se esforçam contra outras fronteiras". O arco se tornou ícone da cidade de St. Louis, aparecendo em vários elementos culturais da região. O Arco também apareceu como símbolo do Missouri. Em 22 de novembro de 2002, a então primeira-dama do estado, Lori Hauser Holden, revelou a nova moeda do estado do Missouri como parte de uma série de moedas comemorativas de todos os cinquenta estados norte-americanos. A moeda do Missouri foi desenhada pelo aquarelista Paul Jackson e retratava membros da Expedição de Lewis e Clark em um barco no rio Missouri com o Gateway Arch ao fundo. Na cerimônia, ocorrida no Capitólio do Missouri, Holden afirmou que o Arco era "um símbolo de todo o estado". A moeda foi lançada juntamente com uma placa de automóvel comemorativa desenhada pela agência Arnold Worldwide.


O gateway Arch é um grande arco de espessura variável que corresponde a própria curva funicular. Como a espessura do arco é variável, a sua densidade linear também. A Seção transversal do arco são triângulos equiláteros cujas áreas diminuem linearmente ao longo do comprimento do arco.


Com 192 metros de altura é o mais alto monumento feito pelo homem nos Estados Unidos, o mais alto edifício acessível de missouri, e a maior estrutura arquitetônica em forma de arco do mundo.
O arco é reforçado com concreto até os 91 metros de altura e com carbono até o topo. A estrutura também pode resistir a terremotos e ventos de até 240 km/h.


Existe um observatório na parte superior do arco que é acessado por um tipo de bonde. No topo há 32 janelas (16 de cada lado), permitindo vistas panorâmicas sobre o rio Mississippi, bem como da cidade de St. Louis.


A subida para o topo do arco é algo que atrai milhares de visitantes. Existe um tipo de elevador/bondinho que é formado por “cápsulas” que tem um formato oval futurista com janelas nas laterais que revelam a complexidade mecânica da estrutura interior.

Esses compartimentos em conjunto têm capacidade para 40 passageiros e há dois elevadores que saem a cada 10 minutos, então 80 passageiros podem ser transportados de uma vez. A viagem para o topo demora quatro minutos e a descida leva três minutos.


O centro de visitantes subterrâneo para o arco foi projetado como parte do Serviço Nacional de Parques. O centro está localizado diretamente abaixo do arco.

Dados

Endereço: 100 Washington Ave, St Louis, MO 63102, Estados Unidos
Início da construção: 12 de fevereiro de 1963
Término da construção: 28 de outubro de 1965
Área: 25 ha (hectare)
Altura: 192 m
Custo: 13.000 mil dólares







Pesquisa feita por Rafael Jeronimo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hagia Sophia - Basílica de Santa Sofia

"Constantinopla escolhe, ordena, harmoniza. Por seu passado, pela geografia, pela própria língua de seus habitantes, ela era uma cidade grega, e é a ela que a arte cristã do oriente deverá em breve o que conserva ainda do helenismo, com um certo espírito de medida que tempera os excessos da arte provincial ou oriental. Constantinopla adora a cúpula iraniana e dela faz o elemento essencial da nova arquitetura, mas recusa a basílica abobadada do planalto anatólico. Ele toma do oriente suas técnicas, a decoração policrômica, os elementos da iconografia, o estilo histórico e monumental: mas conserva no ornamento e nas figuras a elegância e uma dignidade em que vê um último reflexo do espírito antigo." Luís Bréhier - Le Monde Byzantin

Viaduto Santa Efigênia

Um dos exemplos da conservação da história urbana de São Paulo é o viaduto Santa Efigênia, ligação entre o Largo São Bento, onde localiza-se o Mosteiro de São Bento e a rua Santa Ifigênia, paraíso dos eletroeletrônicos.